Show de Shakira na cidade paulista quebra com tudo e agrada o público

Shakira sabia bem quais os desejos de seus 65 mil fãs que foram ao estádio do Morumbi, em São Paulo, neste chuvoso sábado (19). Depois de cantar em Porto Alegre e ter o show de quinta-feira (17) em Brasília remarcado para a próxima quinta (24) por causa de um temporal, a cantora cortou três músicas previstas em seu repertório, mas não economizou nos sacolejos.

Eram justamente esses momentos mais rebolativos os mais esperados pelo público, como na dobradinha final com as agitadas "Hips Don't Lie" e a copeira "Waka Waka", mesmo com falhas no microfone que a impediram de ser ouvida no começo do hino da Copa de 2010.

"Essa noite eu sou paulista", avisou logo no começo, com português de leve sotaque lusitano. Sem uma requebradinha sequer, a colombiana iniciou sua apresentação às 20h50, ao som da mansa "Pienso en ti", única faixa retirada de sua estreia em disco, "Pies descalzos" (1996).

Em uma hora e quarenta minutos, o show dançante que a maioria esperava foi brecado por momentos de distorção roqueira ("Wherever, Whenever", em versão quase irreconhecível até a chegada do refrão) e de mansidão. Shakira mostrou que para ela nem tudo tem que terminar em contorcidinhas sensuais. Seus quadris podem até não mentir, mas sabem se acalmar de quando em vez.

É assim quando empunha violão em "Inevitable". "Escrevi numa noite como essa, em Barranquilla, com meus amigos. E se tornou uma das favoritas do repertório", anunciou. A bonita faixa está no álbum "Dónde están los ladrones?" (1998).

Seu segundo disco, dos tempos em que era morena e usava tranças, cedeu ainda "Ciega, sordomuda", "Si te vas" e "Ojos asi". Contribuiu com quatro faixas, assim como o CD mais recente "Sale el sol" (2010). Faz sentido quando se lembra que Shakira vive a citar em entrevistas sua necessidade de relembrar uma "fase mais rock and roll do começo de carreira", nas palavras dela.

A cover de "Nothing else matters" (do Metallica) mantém o tom meditativo,com arranjo acústico que inclui violoncelo e violino. Assim como a arrastada "Despedida", presente na trilha do filme "Amor nos tempos do cólera" (2007), encaixada na sequência.

"Sale el sol", a canção, também representa essa leva. A balada romântica de refrão pesado e pop pouco remete aos hits mais sacolejantes. Trata-se de um bom paliativo para fãs de "Estoy aqui" e de outras do quase ignorado primeiro trabalho, muitas delas pedidas aos gritos.

Mas os momentos mais aguardados são de fato os da Shakira popstar que rebola até cair no chão (o que acontece propositalmente uma vez). A euforia aparece na hora em que ela chama quatro garotas do público para o palco e bota todas para imitar sua coreografia com objetido de "esquentar as cadeiras", segundo sua definição.

"Loca", "La tortura", "She wolf" e a dança do ventre de "Ojos asi" trazem os glúteos para o primeiro plano. Sem a menor vergonha na cara (e em outras partes do corpo), ela quase encosta as nádegas na lente das câmeras que registram as imagens dos telões.

É essa Shakira, disposta a embalar merengues e cumbias para gringo consumir, que faz todo mundo uivar e dançar. A faceta pop rock (com baladas ou certo peso) vem de brinde.

Pra você que não esteve presente no show da cantora, o "Novidade Pop" fez o registo das performance's da música "Loca" (primeiro video), "Gypsy" (segundo video), "Dança do ventre" (terceiro video) e "Eyes Like Yours" (quarto video) onde você pode conferir no video abaixo:



Shakira - Gypsy


Shakira - Dança do ventre


Shakira - Eyes Like Yours

0 comentários:

Postar um comentário