Produtor de Lady GaGa diz que se ela é comparada a Madonna que é alguém grande, então é porque GaGa é grande



O produtor e frequente colaborador da cantora Lady GaGa, Fernando Garibay, deu uma entrevista para o The Hollywood Reporter esta semana. O produtor falou sobre o proceso de criação do álbum "Born This Way", comparações com Madonna e as medidas extremas para evitar vazamentos de músicas. Confira alguns destaques da entrevista:

The Hollywood Reporter: Muito tem sido escrito das unidades móveis que você utilizou na gravação, enquanto GaGa estava na estrada, quantas escolhas você utilizou e como conseguiu manter a consistência?
Fernando Garibay: Basicamente, ela está constantemente trabalhando, então tivemos que acompanha-la. Se ela tivesse uma ideia, precisamos estar lá para adquirir, então tivemos laptops onde nós poderiamos ir aos bastidores e gravar algo no local e tivemos uma grande escolha no estúdio do ônibus. Quando precisávamos isolar vocais, iamos gravar lá, era sempre mais silencioso. Eventualmente quando nós fazíamos uma parada em algum lugar por alguns dias, iamos para um estúdio real e colocar tudo em ordem. Me lembro daqueles documentários com grandes bandas dos anos 70, como Pink Floyd, que ia gravar nesses grandes estúdios. Parecia assim, senti que estávamos criando algo realmente especial.

THR: Que medidas foram tomadas para evitar fuga de registos, uma vez que você encontravam-se na estrada com GaGa?
Garibay: Medidas extremas! Nós estávamos na estrada a um ano e dois meses, por isso havia muita tentativa de hacker's  para se infiltrarem em nossas contas de Twitter, email e tudo o que nos cerca. Lógico que éramos um alvo. Então o que fizemos foi garantir que todos os nossos computadores ficassem offline o tempo todo. E também fomos muito cuidadosos de onde deixávamos nos discos rígidos e dispositivos de armazenamento. Eles praticamente nunca saíam da nossa vista.


THR: O álbum está a caminho de vender milhões de cópias, como você se sente sobre isso?
Garibay: Imagine se isto fosse de 1098 à 2004, nós provavelmente estariamos pensando em cinco, seis milhões de cópias. E do jeito que nós estamos na economia e no estado da industria da música, então se chegamos a milhões, é como se: ''Ual, que demais''.

THR: Quase metade dos exemplares, cerca de 440 mil cópias forma vendidas pela Amazon por apenas 0,99 centavos. O que isto implica para a economia da indústria musical?
Garibay: Isso é inacreditável. A coisa é, você pode encontrar formas de obter algo de graça, que praticamente é o jeito que está o mercado hoje. Tudo é tão acessível. Mas a possibilidade das pessoas estarem pagando um centavo ou nada por algo é ótima. Eu acho que ela tem feito muita coisa pelos seus fãs e têm se respeitado uns aos outros, o que ela tem feito em sua comunidade de seguidores. Por tanto há mais nisso do que começar um novo álbum e comprar por 99 centavos. Nós estamos orgulhosos.

THR: Ela é creditada como a co-escritora na maioria das canções do "Born This Way", qual a percentagem de escritas das canções pela qual você diria que ela é responsável?
Garibay: Ela não precisa de ninguém para escrever um hit. Na maioria das vezes, é 100% ela. Ela é generosa o suficiente para dar aos produtores que trabalharam neste álbum uma percentagem na escrita das músicas para a produção, e qualquer contribuição que demos no arranjo e outras sugestões.

THR: Quais são as canções que você acha que devem tornar-se singles?
Garivay: "Marry The Night", pois estou orgulhoso desta canção e que ela ganhe o seu momento único.

THR: Sonoramente falando, o que você acha das comparações com Madonna?
Garivay:
 Toda vez que eu ouço, eu fico lisonjeado. Que honra ser comparado a ela, honestamente. Minha música favorita de todos os tempos é ''La Isla Bonita'', eu sou um grande fã. Havia até mesmo comentado sobre algum trabalho juntos. Acho ela grande, e para nós sermos comparados à ela, então é porque somos grandes. Eu não concordo com as sugestões de violação de direitos autorais, eu não vejo a comparação, mas eu vejo a energia e a presença de GaGa e as pessoas não têm mais ninguém com quem possam compará-la.

O álbum de Lady GaGa superou as expectativas chegando a marca de 1 milhão de cópias vendidas na semana de estreia. A cantora está atualmente gravando o video clipe de seu terceiro single intitulado "The Edge Of Glory" que deve estrear no final de Junho.

0 comentários:

Postar um comentário